14 dezembro 16

Quer fugir do cheese salada? Veja como combinar os acompanhamentos

Por mais gostoso que seja, aquele seu cheese-salada favorito às vezes enjoa um pouco e você quer tentar algo diferente: nada de alface e tomate junto com a carne. Mas com tantas hamburguerias especiais e com tantas dicas para preparar um sanduíche em casa, quem nunca teve um momento de dúvida sobre qual combinação diferente tentar?

Conversamos com um especialista no assunto e reunimos algumas sugestões espertas para ajudar você a fugir da salada. A primeira dica vem de Pedro Calazans, chef do The Taste Burger, de Belo Horizonte (MG), que participou da 9ª edição do UOL Burger Fest e do Festival Chapa Quente 2016, no início de novembro, em São Paulo: “Na verdade, o burger é uma refeição tão democrática que aceita de tudo como acompanhamento. Se quiser inovar, é só escolher algo que case com o sabor da carne”.

Então, antes da sair combinando ingredientes aleatoriamente no seu sanduíche, é bom pensar no básico de como combinar os sabores. A famosa harmonização.

CRIANDO COM HARMONIA

Segundo Pedro, o hambúrguer vai bem com quase tudo e você não vai ter dificuldade nenhuma em achar um substituto para a tradicional salada como acompanhamento. “Não vejo nenhuma restrição. Acho que o ponto de partida para se escolher um acompanhamento é analisar a composição do blend de carnes. O acompanhamento tem que estar em sintonia com o pão e a carne”, explica.

Uma boa dica é pensar no burger como uma refeição completa, então vale tentar variar os acompanhamentos com raízes e legumes. Colocar, por exemplo, três tipos de queijo pode deixar a combinação com só uma família de sabor. “Pão e carne são as estrelas e não devem ser ofuscados por algum recheio em exagero”, acrescenta.

AS OPÇÕES

Com isso em mente, eis alguns acompanhamentos incomuns que ficam uma delícia. “Aspargos e cebolas grelhadas são ingredientes que combinam muito com carne vermelha. Em relação a cogumelos, eu gosto do Portobello, por causa do tamanho”, diz o chef.

Misturar sabores é a primeira coisa que se deve ter em mente. “Acredito que o salgado e o doce são fundamentais dentro de um prato. A combinação do doce da cebola caramelizada com o salgado do bacon  fica deliciosa”,  afirma Calazans.

Um bom exemplo dessa ideia vem do Barê Jardins, em São Paulo, na forma do apetitoso Duplo Burger Cheddar Bacon (veja a receita neste link aqui). Como o próprio nome já indica, o queijo e o bacon comandam o lado salgado da combinação, mas têm o contrapeso de cebolas caramelizadas para adocicar o paladar. O detalhe aqui é que, em vez de usar açúcar mascavo para preparar as cebolas, o chef Rodrigo Einsfeld usa melado de cana para dar doçura.

Roteiro UOL Burger Fest

Duplo Cheddar Bacon, do Barê (SP)

Para os loucos por uma friturinha, que tal pegar um ingrediente básico, como o queijo, e empanar? Aqui entra outro truque importante das combinações. O prato não fica gostoso só por causa dos sabores, mas a textura ajuda muito na experiência. Ter pelo menos um elemento crocante na combinação deixa o conjunto mais completo. As batatas chips são ótimas opões para deixar a mastigação bem barulhenta!

Os molhos também ajudam muito a dar toques de sabor diferentes. Basta ver a diferença que um  ketchup caseiro como este do Strada Food Truk vai dar ao seu sanduíche. “No The Taste Burger temos uma redução de cerveja preta com melaço de cana e baunilha que acompanha o Lamb (cordeiro) Burger que acho que mostra um pouco da linha que gosto de seguir”, conta o chef.

Fernando Moraes/ UOL Burger Fest

Ketchup caseiro do Strada Food Truck, feito por Leonardo Bevilacqua

INSPIRAÇÃO INTERNACIONAL

E como hambúrguer há muito tempo deixou de ser coisa só de norte-americano, você pode usar referências de outros países para provar novidades. Calazans busca inspiração até na Tailândia, onde conheceu uma influência oriental no sanduíche. “Comi um hambúrguer que levava um molho com pimentas que não vou esquecer. E me chamou bastante a atenção o pepino estar presente em todos os burgers na ocasião”, diz ele.

Para quem não quer se arriscar do outro lado do mundo da gastronomia, tente um clássico italiano, por exemplo. No Luz, Câmera, Burger!, de São Paulo, o Pé de Pano Burger (que você pode ver a receita aqui neste link), usa o queijo caciocavallo em parceria com fatias de salame picante. Para fazer aquela oposição aos sabores salgados, um toque de melado de cana usado como um molho no sanduíche.

Então acabou o sofrimento, pode tentar coisas diferentes do cheese-salada sem medo de errar.

Roteiro UOL Burger Fest

Pé de Pano Burger, do Luz, Câmera, Burger! (SP)